terça-feira, 25 de novembro de 2008

INTRODUÇÃO

Sendo esta minha primeira postagem, não soube ao certo o que escrever. Não que eu não tenha algo específico para falar, mesmo porque se fosse esse o caso nem teria criado esse blog. Costumo dizer a seguinte frase:
"Quando não se tem nada a dizer, não se diz nada ao escrever"
(Rafael Bauth)

Mas sendo estas minhas primeiras palavras aqui, eu desejava escrever algo que ao ler você retornasse ao blog mais vezes. Repito, se não fosse por você nem teria criado este blog.

Então, decidi por fazer uma breve introdução para que fique mais claro meu objetivo e o que você vai encontrar nas futuras postagens. Esse não é um blog puramente pessoal, de assuntos aleatórios e desconexos. Todos os posts estarão de alguma forma relacionados com o desenvolvimento pessoal. O que segundo meu ver, significa um aperfeiçoamento humano em direção de metas traçadas. Crescimento e evolução. Adaptação. Em geral, abordarei como metas: valores, virtudes e atitudes, capazes de nos modificar. Tais mudanças são capazes de melhorar nossa vida nos relacionamentos, tornando-os mais amenos, confiáveis e prazerosos. São capazes também de nos mudar, nos transformando em seres mais amáveis, livres, felizes, e confiantes. Muitas vezes serão capazes de nos fazer sentir como criança e outras vezes com o peso da responsabilidade de todo universo em nossas costas.
Este não é um blog de auto-ajuda
As experiências descritas serão baseadas em dois pilares:
- Os momentos de maior aprendizado humano se encontram em momentos adversos, ou quando experimentamos sensações, atitudes e pensamentos que nunca haviamos tido antes. Essa é uma das razões de eu abordar a viagem como sendo importante para o crescimento pessoal. Não é o único caminho, mas em viagens geralmente temos a possibilidade de sentir novos sabores, comer novos tipos de alimentos, ver outras paisagens, conhecer novas pessoas com diferentes idéias, crenças e costumes. É possível buscar por esse tipo de experiência e não apenas esperar que aconteçam.
- Performance, nome dado a interação de uma pessoa que tenha um objetivo específico com o público. Segundo idéias de alguns modernos teóricos, todo ser humano pode, por sua vontade, realizar uma performance com o objetivo de passar alguma mensagem ao público. Esta performance pode ainda, algumas vezes, nem ser percebida como intencional. Em outras palavras, com certas atitudes podemos fazer com que o público (seja quem estiver na cena de atuação da performance) reflita sobre algum aspecto que queiramos. Atitudes geram reflexões, que podem gerar novas atitudes. É neste ponto que de forma bem simples pode-se iniciar uma transformação social. Começando apenas com a sugestão e o convite para reflexão.
Portanto, neste blog postarei experiências não usuais (em geral), suas consequências e aprendizados. Postarei também experiências performáticas e as observações dos seus resultados. Acredito que a simples leitura, possa ser de grande valor. Mas convido-te a participar ativamente, repetindo as experiências e tomando suas próprias conclusões e se possível postando nos comentários. Porque como dito antes por Amyr Klink "O homem precisa viajar por suas próprias pernas".

Convido-lhe então a embarcar comigo nessa viagem, pela experiência do mais remoto de nosso ser. Objetivando sempre nosso crescimento pessoal e a transformação daqueles que nos cercam. Buscando uma vida mais próspera, justa, livre e feliz.
Obrigado,
RafaelBauth

6 comentários:

Unknown disse...

RAFAEL ...viajar é um bem q ue o ser humano jamais , deve despensar.O conhecer de novos horizontes e a rica experiência de tb, ver o outro lado do mundo nos torna mais Sensiveis para com o outro e o propio mundo.ADELANTE ,siga e verá a es cência humana .DEUS É O DONO DE TUDO ,MAS PODEMOS TB. DESCOBRIR EM TUDO UM POUCO DELE. ABRAÇO.

Unknown disse...

Olá, Rafael
De tudo que eu pudesse aqui escrever das riquíssimas palavras aqui utilizadas, posso complementar o seguinte "um homem para quem o mundo é um leque que se pode abrir", assim é o viajante; você. Continue com seus projetos, esqueça as adversidades, confie no seu potencial, e que potencial!As portas estão abertas, entre! E eu acompanherei seu blog e tantos outros projetos de sucesso que você alcançará. Parabenizo e deixo meu abraço apertado cheio de desejos bons, feito o início deste blog. Conte comigo! Sua nova amiga e fã, Pollyana Amaral Hubner Pinel. Sucesso!DEUS TEM CUIDADO DE TI!

Cris Madeira disse...

Hummm!!!

Aguardo as cenas dos próximos capítulos!!!



Que seja breve!

certa vez me disseram:
"escrever e rotina vc tem q se esforçar a escrever todo dia ou postar toda semana
q seja..."

rsrsrs

bjuu!

srtatorres disse...

Ja nas primeiras palavras me identifiquei com sua linguagem e com a proposta do blog. Escrever e sempre bom, seja la qual for sua funcao: escrever para os outros, para um artigo de jornal, ou simplesmente para si mesmo. Escrever nos torna mais reflexivos no processo do auto-conhecimento e do "eu" na vida. Escrever sobre o desenvolvimento humano trilhando viagens pode ser bastante interessante se feito com um toque de paixao e de angustia. Ao ir para a Europa pude perceber nas pracas, nos metros, em qualquer esquina mnifestacoes artisticas, me encantei, mas confesso que nao perdi muito meu tempo ali. Antes de viajar cogitei a possibilidade de apresentar algo na praça e ate levei minha maquiagem de palhaco que ficou esquecida entre minha bagunca rotineira. Espero que volte com sua experiencia nas ruas, ou nao. Pois a sua reflexao ja vale e muito!
Um abraco carinhoso de uma amiga
Roberta Torres

Unknown disse...

Viajar é...construir uma imensa arquitetura imponente e bela e dar a ela o nome de fábrica de saudades, o pardal tem a liberdade de voar e viajar como qualquer outro pássaro mas...volta sempre para o lar, pardal não vive em árvores, pardal só consegue viver se for próximo daquelas pessoas que ele chama de suas pessoas, mas..há outras aves viajantes. Viaje muito sim, conheça muito tudo, mas... a fábrica de saudades já começou a funcionar a todo e vapor e como um pardal estaremos aguardando a sua aterrisagem, naquele aeroporto tão sonhado e lá, estarão de braços aberto aguardando sua chegada, pessoas que você chama de: " suas pessoas " Deus o abençoe"

#Carla disse...

Em tempo.
Meu amigo Rafa, me perdoe mas me esqueci de deixar a minha assinatura, o texto Viajar é...sobre gentes e pardais é deste seu humilde amigo, Chico de Almeida ok? e não de Viviana.
grande abraço amigão.